domingo, 28 de abril de 2013

A cura da lepra de Naamã

  1. Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã.
  2. Um dia a menina disse à patroa: – Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença.
  3. Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito.
  4. E o rei ordenou: – Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas.
  5. A carta que ele levava dizia assim: “Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure.”
  6. Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou: – Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga!
  7. O profeta Eliseu soube do que havia acontecido e mandou dizer ao rei: – Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel!
  8. Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu.
  9. Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.
  10. Mas Naamã ficou muito zangado e disse: – Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria!
  11. Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo.
  12. Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: – Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado?
  13. Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.
  14. Depois ele voltou com todos os seus homens até o lugar onde Eliseu estava e disse: – Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel. Aceite um presente meu, por favor.
  15. Eliseu respondeu: – Juro pelo SENHOR, o Deus vivo, a quem sirvo, que não aceitarei nenhum presente. Naamã insistiu com ele para que aceitasse, mas ele não quis.
  16. Aí Naamã disse: – Já que o senhor não quer aceitar o meu presente, então deixe que eu leve para casa duas mulas carregadas de terra, pois de agora em diante eu não vou oferecer sacrifícios e ofertas que são completamente queimadas a nenhum deus, a não ser a Deus, o SENHOR.
  17. Mas eu gostaria que ele me perdoasse uma coisa, que é a seguinte: quando eu tiver de acompanhar o meu rei ao templo de Rimom, o deus da Síria, para ali adorar, eu vou ter de adorá-lo também. Que o SENHOR Deus me perdoe por isso!
  18. Eliseu disse: – Adeus! Boa viagem! 

Aspectos históricos e culturais

- Siria x Israel eram inimigos apesar de estarem em período de paz.

Naquela época:
  • lepra era uma doença incurável = HIV (em Israel um leproso jamais teria lugar de destaque)
  • não existiam roupas para comprar (Síria: presentes finos x Israel: rasgar era sinal de desespero, luto ou horror)
Algumas diferenças:
  • Síria: sacerdotes e profetas eram empregados do rei x Israel: o profeta respondia diretamente ao Deus vivo
  • Síria: naquela época pensavam que um deus só poderia ser adorado no solo em que estivesse vinculado (por isto Naamã pediu duas mulas de terra) x nem por isto Eliseu condenou o general
Fé não é apenas acreditar, mas agir e obedecer!
  • A menina escrava confiava em Deus e testemunhou (apesar de estar longe da família, dos costumes, de ser criança);
  • Naamã ouviu a menina, foi até o rei da Síria, rei de Israel, profeta, ouviu os empregados, mergulhou 7 vezes no rio Jordão
  • Contraste com a incredulidade do rei Jorão (líder).
Personagens

Naamã
(v.1)
- comandante do exercito sírio
- respeitado e honrado pelo rei
- por meio dele Deus concedeu vitória à Síria
- leproso
(v.4)
- homem de fé, proativo, foi falar com o rei da Síria
(v.9)
- obediente, mas orgulhoso (achava que merecia tratamento especial - Tg 2)!
(v.11)
- sabichão, esperava algo extraordinário; teve dificuldade em aceitar que a cura podia vir de uma fé simples [ e nós? qtas vezes não criamos uma expectativa de como Deus deve agir? ]
(v. 14)
- fez o que precisava ser feito
(v. 15)
- homem de fé: curado, transformado! - "Agora sei que não há Deus em nenhum lugar senão em Israel" - por que ele disse isto? Porque agora ele experimentou, viveu na própria pele!
(v.17)
- cultura diferente: pediu para carregar duas mulas de terra.

Menina escrava
(v. 2 e 3) não sabemos seu nome, apenas que tropas sírias atacaram Israel e ela foi sequestrada de sua casa e família (costumes, língua e comida diferentes) - apesar de ser pequena e cativa, estava consciente da presença de Deus e testemunhou sua fé, fazendo diferença na vida de Naamã!


Rei da Siria - v. 5 e 6: carta + 350 kg de prata + 72 kg de ouro + 10 mudas de roupas finas

Rei de Israel - v. 7: pensava que o rei sirio estava buscando um pretexto para entrar em guerra / apesar de ser lider, era incrédulo, não tinha consciência da presença de Deus ao contrário da menina que era escrava e de Naamã que era pagão

Profeta Eliseu
(v. 9) 'relembrou' ao rei que havia profeta de Deus em Israel!
(v. 10) por meio de um empregado, deu instruções a Naamã para mergulhar 7 vezes no rio Jordão e ser curado
(v. 15) integro, não aceitou os presentes
(v. 19) abençoou e despediu em paz (acreditou que Deus guiaria o general em seu caminho, ensinando cf a capacidade de entender)

Empregados de Naamã
(v.13) amavam seu senhor e tinham bom senso "meu pai, se o profeta não tivesse pedido algo dificil; não faria?"

Lições que aprendemos
  • mesmo em situações difíceis, Deus está presente (= menina, empregados, Eliseu)
  • Deus se revela aqueles que O buscam (sim, Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre)
  • Deus se importa!
Agora eu queria que você pensasse na sua própria história [ tendo em mente que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre ]
  • o mesmo Deus que curou Naamã e usou a menina cativa, é o mesmo que cuida de você;
  • não sei quais lutas você enfrenta, se está como Naamã (aprendendo a conhecer Deus, não de ouvir falar mas de viver na própria pele) ou como a menina cativa numa situação desconfortável (outro costume, outro ambiente) ou está como o rei de Israel que não tinha consciência da presença de Deus...
  • sobre seu futuro: não sei quando é sua próxima prova, qual faculdade quer fazer, se vai morar no Brasil ou em outro país...
DEUS está no controle; perto de quem O busca de todo coração e promete nunca te deixar nem abandonar.

A minha oração é para o próprio Jesus complete esta verdade em sua vida!

PS1- Para ouvir a trilha do dia, vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=PKZlhYxkewY

PS2- Para ser encorajado, assista a mensagem do pr. Claudio Duarte: https://www.youtube.com/watch?v=Vl-hrG_Bkqg
.
.